Neurometria Funcional Computadorizada

Treinamento Comportamental Computadorizado
14 de junho de 2018

A neurometria funcional é uma tecnologia utilizada para analisar e treinar o sistema nervoso autônomo (SNA), parte do sistema nervoso relacionado ao controle da vida vegetativa, ou seja, ao controle de funções vitais como a respiração, a circulação sanguínea, a temperatura, a digestão, assim como o estresse e a ansiedade.

 

É também o principal responsável pelo controle do corpo frente às modificações ambientais. Por exemplo, quando entramos numa sala gelada pelo ar condicionado, o SNA começa a agir, tentando impedir a queda de nossa temperatura corporal; os nossos pelos arrepiam e começamos a tremer para gerar calor. Ao mesmo tempo, ocorre uma vasoconstrição nas extremidades para impedir a dissipação do calor para o meio. Essas medidas, aliadas à sensação desagradável do frio, foram as principais responsáveis pela sobrevivência de espécies em condições desfavoráveis ao funcionamento do organismo. O organismo possui mecanismos que permite ajustes corporais, mantendo o equilíbrio do corpo, a que damos o nome de homeostasia.

 

O SNA é, então, responsável por respostas reflexas, que controlam os músculos lisos (musculatura cardíaca e glândulas exócrinas) e permitem o aumento da pressão arterial, da frequência respiratória, os movimentos peristálticos e a excreção de determinadas substâncias.

Este sistema é dividido em sistema nervoso simpático e parassimpático.

 

O primeiro funciona como um acelerador; já o segundo, como um freio e, por isso, é fundamental o equilíbrio entre os dois, o que nem sempre conseguimos sem a ajuda da neurometria funcional, cujos treinamentos reprogramam o nosso cérebro, formando novas redes neurais, favorecendo um equilíbrio e melhorando várias funções do SNA, tais como o controle do estresse e da ansiedade, a indução do sono fisiológico e a variabilidade cardíaca.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Neurometria

Ricardo Dih Ribeiro
Ricardo Dih Ribeiro
Professor e Mestre da Casa da Psicanálise. Psicanalista Clínico com especializações em Psicanálise, Estados Alterados de Consciência. Especialista em Business and Executive Coaching, Self & Professional Life Coaching e Analista Comportamental. Graduado Lídership Coach pela Escola Paulista de Coaching. Graduado em Programação Neuro Linguística. Graduado em Hipnose. Formado em Reflexologia, Florais, Alinhamento Energético e Terapias Complementares. Formado em Técnicas Projetivas Trainer da Escola Paulista de Coaching credenciado pelo IBCI - International Business Coaching Institute. Atua desde 1999 em atividades focadas no comportamento e relacionamento interpessoal com pessoas, grupos corporativos e comunidades. Atende em sua clínica, ministra aulas em psicanálise entre outros cursos dea formações profissionais, supervisiona casos clínicos, coordena grupos de estudos, realizando vivências e treinamentos de autoconhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *